terça-feira, 16 de junho de 2009

ENXOVAL

Bia e suas listinhas!!! Amo listas e planilhas!!!
Essa eu peguei no site da Revista Noivas RJ e fiz algumas adaptações.
Vocês montaram o enxoval com muita antecedência?? Eu tenho muitas toalhas mas jogo de cama eu só tenho um!! hahahaha
Antes de colocar a lista, vou explicar os termos:
Jogo de cama: 2 lençóis + 2 fronhas. Eu gosto quando um dos lençóis é com elástico, é muito mais fácil para arrumar a cama...rsrsrs
Jogo de banho: 2 toalhas de banho + 2 de rosto + 1 piso
Vamos lá:

Cama
• 4 ou 5 jogos de cama (um deles pode ser mais caprichado ou fashion)
• 2 colchas – essas são para forrar a cama para ficar bonita! Não é para se cobrir (mas nada proíbe, é claro – vc se cobre até com jornal se quiser... hahahahaha)
• edredon / manta / cobertor: aqui vai da preferência de cada um. Tem gente que não gosta de edredon, tem outros que são alérgicos a cobertores...
Hoje em dia não tem como ter vários edredons, pois os apartamentos são micro!! O bom é comprar um “miolo” de edredon e várias capas (tipo fronhas). Assim fica mais fácil de lavar e de variar as cores.
Tb gosto daqueles cobertores fininhos, chamados fleece (no Shoptime tem cada cor maravilhosa!!! O preço tb está ótimo!).
• 2 travesseiros (depende da preferência - penas ou plumas de ganso - látex ou fibras, da NASA, etc)

Banho
• 4 ou 5 jogos de banho
• 2 tapetes de banho com base emborrachada
• 4 toalhas de mão para lavabo (aquela pequenininha); eu prefiro as toalhas de rosto por serem maiores, essas de mão ficam encharcadas muito rápido e me irritam
• 2 roupões de banho

Para os hóspedes
Gente, isso aqui vai depender de cada casal. Se o casal tem parentes que moram em outras cidades e que fatalmente vão passar temporadas em casa, obviamente que as quantidades terão que ser maiores.
Agora se for só para aqueles casos de que um amigo ou casal vai dormir em casa para não ter que voltar dirigindo bêbado tarde da noite é outro esquema. Vou colocar o esquema de casal bêbado que passa a noite esporadicamente, ok?
• 2 jogos de cama (de casal ou solteiro?? Depende da cama que vc tem para os hóspedes!! Se tiver as duas camas daí vc compra 2 jogos de cada, ok??)
• 3 fronhas avulsas
• 3 travesseiros
• edredon / manta / cobertor (basta 1 ou 2... lembre-se do volume no armário!!! rsrs)
• 2 jogos de banho

Copa e cozinha
• 4 toalhas de mesa para jantar para uso diário (eu prefiro jogo americano – podem ser uns 3 jogos com 6 unidades cada)
• 1 toalha de mesa para datas festivas (Tipo Natal, Ano Novo... daí a gente faz uma gracinha e usa uma toalha caprichada!!)
• Guardanapos de tecido (não gosto, prefiro comprar aqueles de papel mais fashion, coloridos, estampados, etc. Mas se você gosta, fique a vontade!)
• 8 toalhas para a copa (pra secar a mão. Ou vc vai secar a mão no pano de prato??? Aqui em casa tem pano e toalha na cozinha, um para pratos e outro para mãos)
• 12 panos para de prato

7 comentários:

Os Piquerruxos disse...

estou montando pouco a pouco meu enxoval...tenho tb + jogo de toalhas que de cama!!
tb fiz uma listinha!adoro essas coisas bem organizadas!! ;)

Adriana Mello disse...

Acho que o quanto antes vc começar a fazer é melhor. Eu só fiz o meu em cima da hora. Foi bem complicado.Além de todo stress, ainda tive que me preocupar com esse detalhe. Foi punk!

Kety disse...

Olha, pra ser bem sincera naõ tenho quase nada de enxoval!! Na vdd tinha desde mto novinha (14 anos), minha vó me deu mta coisa e comprei outras...há um tempo antes de conhecer o Rafa, minha melhor amiga resolveu casar as pressas e naõ tinha nada..eu tava passando por uma fase q não qria saber d casamento, então dei tddd pra ela! Fiquei feliz em ajuda-la..agora sou eu q estou apurada...rs..vou comprar o básico..mto eu acho frescura..naõ tem necessidade d tanta coisa pro começo.

bjinhus

May disse...

Essa parte de montar enxoval tá sendo muito engraçada. Já ganhei uns 20 panos de prato rsrs

Nanda Chaves disse...

Que figura você, Bia! Seu comentários são muito engraçados! ( "se cobre com jornal"? ) ahahahha...
Mas sério, adorei o post! Vou tomar mais cuidado com o enxoval pra não comprar coisa que não tem nem onde guardar, pois realmente você falou tudo: os aptos hj em dia são micro e não dá pra ter um edredon de cada cor né?!!!
bjits Bia!
Nanda

centraldasnoivas disse...

Oi flor,

Também amo essas listas, se bem que fico meio apavorada quando vejo que ainda não tenho nem metade das coisas que eles informam, rsrs

Beijokasss

Livia

Noeli disse...

Olá Bia!!
Andei vendo seu post sobre enxovol!!
Aff, entrei em panico, caso daki 10 meses, e num tenho nem um pano de prato..hauhauha!!
Resumindo..SOU ET, tenho muiita preguiça de comprar essas coisas...escolher e td mais!!
Ai ai, mais vai chegar a Hora!!
Tenho até medo!

BjO**